Kleber Rosa pretende implementar tarifa zero no transporte público em Salvador
12/08/2024
Entrevista faz parte de uma série de sabatinas com os candidatos à prefeitura de Salvador e conta com a presença de jornalistas da Central de Eleições da Rede Bahia. Eleições 2024: Kleber Rosa pretende implementar tarifa zero no transporte público
O candidato à prefeitura de Salvador pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Kleber Rosa, foi entrevistado, na manhã desta segunda-feira (12), na sabatina da Central de Eleições da Rede Bahia. Ele destacou que, caso seja eleito, vai implementar a tarifa zero no transporte público da capital baiana e diminuir a carga horária dos professores da rede municipal.
NOTÍCIAS: conheça página especial Eleições na Bahia
Kleber Rosa foi o primeiro convidado nesta rodada de entrevistas da Central de Eleições com os candidatos à prefeitura de Salvador. A ordem de participação foi estabelecida através de sorteio. As sabatinas vão ocorrer entre 12 e 19 de agosto, das 9h30 às 11h, com transmissão, ao vivo, no g1 Bahia e no iBahia, além das plataformas digitais da Bahia FM. Os candidatos vão responder perguntas feitas pelos jornalistas Fernando Sodake (TV Bahia), Jade Coelho (g1 Bahia), Iamany Oliveira (iBahia) e Emmerson José (Bahia FM).
Kleber Rosa candidato à prefeitura de Salvador
TV Bahia
Durante a sabatina, Kleber Rosa classificou o transporte público de Salvador como decadente. Ele afirmou que, caso eleito, através de uma parceria público-privado, pretende implementar a gratuidade do sistema. Para justificar a crença na viabilidade da tarifa zero, o candidato explicou que tem tomado como base estudos do Observatório de Mobilidade Urbana, e mantido diálogo com trabalhadores do setor.
"Os recursos que Salvador tem hoje são suficientes. A gente entende que o custo do transporte público não é de R$1 bilhão e que aumentando o percentual de 20% das pessoas que já contribuem com o sistema (setores empregatícios), conseguimos garantir a tarifa zero", afirmou.
📱 NOTÍCIAS: Faça parte do canal do g1 Bahia no WhatsApp
O candidato sinalizou que não tem acesso aos dados oficiais do transporte público em Salvador. Ao ser questionado sobre como defender a gratuidade sem ter contato com essas informações, ele explicou que a proposta foi feita com base na quantidade de ônibus que rodam na cidade, a média mensal de usuários do sistema, e o número de trabalhadores que integram as frotas, por exemplo.
Eleições 2024: Kleber Rosa fala sobre educação em Salvador
ANÁLISE: entenda o atual cenário político na disputa eleitoral em Salvador
No campo da educação, Kleber Rosa, que é professor da rede estadual de ensino, defende que os educadores tenham a carga horária de trabalho reduzida e que a prefeitura invista em concursos públicos, em detrimento das contratações por Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
"Temos uma política de Reda que é instituída e que compromete a qualidade da nossa educação, porque os Reda são colocados em uma carga horária ainda mais exaustiva. Não tem garantia de carreira, de aposentadoria, de permanência no emprego. Isso é uma forma de sucatear a educação", disse.
Eleições 2024: Kleber Rosa fala sobre geração de empregos em Salvador
PERFIS: saiba quem são os candidatos à prefeitura em Salvador
Em relação ao tema emprego, uma das propostas do candidato é a criação do Plano Municipal para o Trabalho Digno. O projeto tem como objetivo a redução dos índices de trabalho infantil, trabalho análogo a escravidão, e redução da taxa de informalidade no trabalho doméstico. Apesar de já existir uma lei que regulamenta esse tema, a PEC das Domésticas, de 2013, o candidato afirmou que apenas o mecanismo não é suficiente para garantir os direitos e, por isso, há a necessidade de ferramentas a nível municipal.
"Formalizar o trabalho é garantia de futuro e aposentadoria, além de diminuir, por exemplo, os abusos em situações trabalhistas. Formalizar é uma forma de enfrentar o trabalho indigno, o trabalho similar a escravidão", disse.
Kleber Rosa também foi questionado sobre alianças políticas. O socialista defendeu que segue a orientação nacional do partido, o PSOL, que é não fazer acordos com o MDB, partido do também candidato à prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior. Dessa forma, em um possível segundo turno, Kleber afirmou que buscaria alianças com partidos do campo da esquerda.
Pinga fogo:
Ao final da entrevista, o candidato foi questionado pelos jornalistas se é contra ou a favor de questões sensíveis e que estão em debate na sociedade. Confira as respostas:
Redução da maioridade penal pra 16 anos: contra
Uso de câmeras no fardamento da Polícia Militar: a favor
Foro privilegiado para políticos: contra
Concessão ou privatização de empresas públicas: contra
Militares em cargos executivos: a favor
Cotas nas universidades públicas: a favor
Legalização da maconha: a favor
Prisão da mulher em caso de aborto: contra
Adoção de crianças por casais homo afetivos: a favor
Confira a entrevista na íntegra:
Eleições 2024: confira íntegra da entrevista com o candidato Kleber Rosa
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos das eleições 2024 💻